h1

Particularidades dos Gatos

julho 7, 2010

 

     A popularidade do gato como animal de estimação vem aumentando cada vez mais, principalmente nas grandes cidades, já que é um animal mais independente, exige pequeno espaço e é muito higiênico. No Brasil acredita-se que em 2020 a população de gatos como animal de estimação vai se igualar a de cães.

Os gatos apresentam algumas particularidades fisiológicas e de comportamento que os diferem de outras espécies.

Com relação às diferenças fisiológicas, os gatos são muito sensíveis à medicações pela deficiência de uma enzima de metabolização. Às vezes um medicamento que o proprietário possui em casa pode parecer inofensivo, mas pode levar o gato à morte.

Exemplos de medicamentosque não devem ser dados aos gatos:

– Ácido Acetil Salicílico (AAS e Aspirina)

– Paracetamol (Tylenol)

– Benzoato de Benzila (loção para sarna)

– Piridium (vias urinárias)

Já com relação ao comportamento o gato é ágil, esperto e dependendo da raça um tanto preguiçoso. O gato fora de casa se estressa facilmente e entra em pânico quando submetido a situações não habituais.

Quando e como levar um gato ao veterinário?

A partir dos 30 dias, os gatinhos já devem receber a primeira dose do vermífugo. Para a administração é necessária a pesagem correta. A primeira vacina ocorre por volta dos 60 dias e com um intervalo de 21 a 30 dias, faz-se a segunda dose.

Os gatos devem ser encaminhados à clínica em uma caixa de transporte, caso contrário ficam muito ansiosos.

Verificar sempre as janelas e as portas!!!!

Formas de medicação

Ao receitar um medicamento, devemos orientar rigorosamente o proprietário. Os felinos são sensíveis a odores e paladares, não podendo misturar o medicamento a alimentos. Evitar fórmulas doces pois os gatos não gostam muito de sabor adocicado e começam a babar.

Para dar medicação oral, sugere-se utilizar um banco, pois enquanto o gato pensa em se equilibrar a pessoa administra o medicamento! Nunca deve-se colocar o gato no chão ou no colo e nunca colocar a cabeça para trás com risco de pneumonia. Para administrar líquidos (animais menores de 2 kg) colocar a seringa entre o canino e o pré-molar. Para administrar comprimidos utilizar pinça ou aplicador, já cápsula lubrificar com manteiga para facilitar a administração!

Anúncios

15 comentários

  1. Ouvi dizer que alho é um vermífugo natural e sem contra indicações, isso é verdade? Já tentei dar alho para o gato e o cachorrinho de casa mas nenhum dos dois se animaram com a novidade gastronômica, hahahah


    • Sim, mas a eficácia não se compara aos medicamentos próprios para desverminação!


  2. Pode enviar sua pergunta por aqui que eu respondo para vc! Abraços!


  3. Perdi minha gatinha (Siamês) em virtude da vacina contra a raiva. Gostaria muito de arrumar um filhote fêmea da raça siamês, mas não estou encontrando. Onde posso encontrar?


    • O meio mais fácil é entrar em contato com algum pet shop em sua região. Essas lojas especializadas geralmente possuem informações a respeito de criadores dessa raça! Boa sorte!


      • no fundo do quintal da casa do meu pai uma gata Siames deu cria, a 6 filhotes. Os moradores dessa casa, são idosos e não tem como cuidar e também não tem afinidade com os animais.

        os gatinhos são lindos, estão crescendo e precisamos ajudá-los.

        Alguém gostaria de adotar??

        meu email é monica@pdr.com.br

        obrigada


  4. Ganhei uma gatinha e ela apresentou verme, pensei em dar alho granulado junto com a ração, mais tenho duvida qntas vezes posso fazer isso ,qual seria a dosagem correta. prefiro medicamentos naturais.


    • O ideal seria consultar um profissional na área de Homeopatia/Fitoterapia felina . Com certeza ele terá recomendações mais precisas para seu caso. Nos casos de verminose, minha abordagem é alopática, não tenho conhecimento científico sobre produtos naturais.


  5. Boa Noite
    tenho um gato persa de 12 anos que de uma hora pra outra começou a apresentar tosse com falta de ar e intolerancia a qualquer exercicio. Apos apresentou anorexia e suas patas traseiras paralisaram (com muita dor pois ele gritava e se contorsia todo). Esta sendo acompanhado pelo vet dele, que fez exames e deu insuficiencia hepatica, renal e cardiaca. Ele esta sendo medicado com remedio para o figado, buscopan e comendo ração especial, mas nao vejo melhoras e sofro junto com meu bebe…na sua opiniao e este mesmo o tratamento…e qual a chance de melhora pois não quero ve-lo sofrer aquelas dores horriveis novamente…de uma mãe desesperada que aguarda ansiosamente sua resposta


    • Querida Adriana, é um caso muito complexo e só com um exame físico detalhado e outros exames complementaraes poderia manisfetar uma opinião. Existem muitas enfermidades que produzem esses sinais clínicos que você citou, mas acredito que está sendo tudo pelo melhor dele! Abraços


  6. como faço para administrar alho na minha gata????


    • Se o animal alimenta-se com uma ração de boa qualidade, não há necessidade de suplementação com alho.


  7. ouvi dizer que alho é bom para a saúde do bichano e que mata as pulgas gradativamente conforme é adm..


    • Na minha opinião não é muito eficaz, os melhores são os ectoparasiticidas do tipo “spot on” .


  8. prezado, Marcos e outros leitores deste blog. ALHO E CEBOLA são altamente toxicos para os gatos. Foi feita pesquisa onde se deu cebola desidratada para um grupo de gatos durante 1 semana. e para o outro grupo de gatos nao foi dado cebola. o grupo de gatos que comeu cebola ficou doente, desenvolveu lipidose uma doença do figado e morreram. entao cuidado!! gatos sao muito sensiveis a certas substancias. abraço, Paulo



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: